Mentor | Terapeuta | Mediator
Pramod Miguel Bento
Conhecido como Pramod Miguel Bento, hoje apenas Pramod
Pramod trabalha como psico-terapeuta corporal de bioenergética e meditação ativa. Também como ator e professor em escola de teatro.
Amante do contato com culturas antigas, experienciou vários rituais ancestrais e inspira-se na conexão do homem com o universo. Focado no auto-conhecimento a partir de práticas corporais, é mentor de sessões de Bioenergética, Meditação Ativa, Meditação AUM e Dança Contato-Improvisação.
Estudou as arte da meditação em Portugal, no Japão, Holanda e Brasil. Formou-se em engenharia naval, e posteriormente em terapia bioenergética, pelo Centro Namaste em Porto Alegre, Brasil. Amante da dança de improvisação, orienta alunos nesta arte de libertar o corpo desde 1992. Um adepto de artes marciais como o judo, kempo, taido e kung fu.
Durante 20 anos liderou a Associação Portuguesa de Taido, uma arte marcial japonesa. Participou na fundação das escolas de Dança-Teatro-Performance CEM, EVOÉ e SOU. Co-fundou a BIOTribe, uma associação profissional e centro de Terapia Bioenergética e Meditação Ativa. E desde 2000, dirige o projeto Encontros do Umbigo.
Pramod pelas suas palavras
Nascido em Portugal em 1966. Em criança, acreditava ser um extraterrestre por sonhar com o Tibete de Lobsang Rampa e no que estava para além da realidade material. O seu sonho era ser “homem das cavernas”, poder viver independente no cimo da montanha, no meio do mato.
Aos 7 anos, iniciou-se nas artes marciais japonesas. Mais tarde, viajou para o Japão onde aprendeu a Meditação Zazen e adotou um “pai” japonês. Sempre amou dança e o movimento contemporâneo até descobrir o contato-improvisação.
Aí, abriu-se uma nova dimensão. Pela primeira vez, “saboreei um estado de presença que até então não tinha conhecido, um lugar sem o controlo da mente, onde o corpo revela realmente o que pode e sabe fazer.”
Da dança a mentor
Foi através da dança que descobriu uma nova aspiração – a Meditação Osho. Deixou de lado, a inspiração japonesa e iniciou um longo trabalho à procura do seu próprio ser tendo ido estudar para a Humaniversity.
Em 2010, participa no processo “Pai e Mãe” no centro Namastê no Brasil e forma-se em terapia bioenergética. Muda-se para a comunidade Osho Rashana e diz “aqui aprendi a conhecer as minhas dificuldades de relaxar e confiar na amizade e não ter medo de viver a minha realidade”.
Hoje, trabalha a união de todos os seus ensinamentos e partilha com os outros os métodos de Bioenergética, meditação e dança. As grandes lições de vida, têm-lhe servido para ganhar coragem e motivação para seguir em frente com as suas visões de vida. Com isto dizer, investir na própria consciencialização de voltar a viver uma vida simples. Este, sempre foi o seu grande sonho de infância.