Pramod Miguel Bento

Mentor | Terapeuta | Mediator

Pramod Miguel Bento

Conhecido como Pramod Miguel Bento, hoje apenas Pramod

Pramod trabalha como psico-terapeuta corporal de bioenergética e meditação ativa. Também como ator e professor em escola de teatro.

Amante do contato com culturas antigas, experienciou vários rituais ancestrais e inspira-se na conexão do homem com o universo. Focado no auto-conhecimento a partir de práticas corporais, é mentor de sessões de Bioenergética, Meditação Ativa, Meditação AUM e Dança Contato-Improvisação.

Estudou as arte da meditação em Portugal, no Japão, Holanda e Brasil. Formou-se em engenharia naval, e posteriormente em terapia bioenergética, pelo Centro Namaste em Porto Alegre, Brasil. Amante da dança de improvisação, orienta alunos nesta arte de libertar o corpo desde 1992. Um adepto de artes marciais como o judo, kempo, taido e kung fu.

Durante 20 anos liderou a Associação Portuguesa de Taido, uma arte marcial japonesa. Participou na fundação das escolas de Dança-Teatro-Performance CEM, EVOÉ e SOU. Co-fundou a BIOTribe, uma associação profissional e centro de Terapia Bioenergética e Meditação Ativa. E desde 2000, dirige o projeto Encontros do Umbigo.

Pramod pelas suas palavras

Nascido em Portugal em 1966. Em criança, acreditava ser um extraterrestre por sonhar com o Tibete de Lobsang Rampa e no que estava para além da realidade material. O seu sonho era ser “homem das cavernas”, poder viver independente no cimo da montanha, no meio do mato.

Aos 7 anos, iniciou-se nas artes marciais japonesas. Mais tarde, viajou para o Japão onde aprendeu a Meditação Zazen e adotou um “pai” japonês. Sempre amou dança e o movimento contemporâneo até descobrir o contato-improvisação.

Aí, abriu-se uma nova dimensão. Pela primeira vez, “saboreei um estado de presença que até então não tinha conhecido, um lugar sem o controlo da mente, onde o corpo revela realmente o que pode e sabe fazer.”

Da dança a mentor

Foi através da dança que descobriu uma nova aspiração – a Meditação Osho. Deixou de lado, a inspiração japonesa e iniciou um longo trabalho à procura do seu próprio ser tendo ido estudar para a Humaniversity.

Em 2010, participa no processo “Pai e Mãe” no centro Namastê no Brasil e forma-se em terapia bioenergética. Muda-se para a comunidade Osho Rashana e diz “aqui aprendi a conhecer as minhas dificuldades de relaxar e confiar na amizade e não ter medo de viver a minha realidade”.

Hoje, trabalha a união de todos os seus ensinamentos e partilha com os outros os  métodos de Bioenergética, meditação e dança. As grandes lições de vida, têm-lhe servido para ganhar coragem e motivação para seguir em frente com as suas visões de vida. Com isto dizer, investir na própria consciencialização de voltar a viver uma vida simples. Este, sempre foi o seu grande sonho de infância.

Testemunhos

Escola… meditação ativa… um portal de ferramentas que me fazem estar desperto para a realidade, a realidade de quem sou, daquilo que sou enquanto ser neste universo fantástico, que por vezes nele caminho num mundo ilusório criado pela minha própria mente. Aí surge a meditação ativa. Surge o trabalho do Pramod, que me permite entrar num mundo real. Este mundo que me permite caminhar em verdade, em realidade, fora da ilusão. Com isso fico com mais estrutura, com Power para os desafios que surgem dia a dia por vezes sendo apenas dentro da minha mente… Aí tenho uma escolha… dar seguimento a essa ilusão e ficar agarrado na escuridão ou agarrar os ensinamentos que o Pramod me transmite e seguir repleto de luz, paz e Alegria. É sem dúvida um processo de crescimento real enquanto ser, neste universo maravilhoso.

Ricardo

Para mim a bio e a meditação activa com o Pramod é talvez a maior aventura que alguma vez realizei. É uma caminho cheio de curvas apertadas, desníveis acentuados e muito suor (literalmente!) mas também repleto de paisagens e encontros lindos e inesperados daqueles que ficas boquiaberto, vislumbrado mesmo e te fazem sentir tão pleno que naquele instante nada mais importa. “Primeiro estranha-se e depois entranha-se”.

João

Através da meditação e bioenergética consegui voltar a sentir o meu eu interior, onde consegui harmonizar energias e passei a ter uma percepção da vida com olhos mais abrangentes, que nunca imaginei ser possível.

Gonçalo