Meditação AUM

Interação | Emoção | Dança

Meditação AUM

meditação aum
Meditação Social AUM

A Meditação AUM, concebida por Veeresh, fundador da Humaniversity, é uma meditação ativa social, social porque promove a interação e ativa porque o corpo é levado a ultrapassar os limites impostos pela mente. Como tal baseia-se na consciencialização e compreensão das nossas emoções. As estruturas desta meditação funcionam como um “campo de teste” para o processo de expansão e crescimento em cada um de nós. Para atingirmos o silêncio e plenitude da vida, a mente ocidental necessita de se libertar de tensões e stress.

Ao longo da vida, reprimimos os nossos sentimentos, é nos ensinado como nos devemos comportar em sociedade sob normas ditas socialmente corretas. Deste modo, as emoções são reprimidas dando lugar à angústia, e mau estar físico e mental.

Desta forma, a AUM dá liberdade de expressão para interpretarmos todas as nossas emoções trazendo de volta a nossa espontaneidade, honestidade e relaxamento nos relacionamentos connosco e com os outros.

Prática da Meditação AUM

Acompanhada por música ao longo do tempo, a Meditação Social AUM passa por 14 estágios, envolve movimentos físicos, emoções e interação social com todos os intervenientes. Os estágios desta meditação são intensamente ativos e interativos, levando-nos numa viagem de encontro com o nosso interior. Durante o processo, relacionamo-nos com os outros de forma aberta, num clima totalmente seguro, com lugar à exploração de variados comportamentos humanos, exercícios bioenergéticos, dança e encontro.

Portanto, com a prática vamos sendo capazes de transpor a experiência para a nossa vida quotidiana, cultivando uma comunicação mais honesta e direta, embasada no sentir. O resultado é simplesmente mais amor e amizade. Todos queremos amar e ser amados sem medos nem constrangimentos e esta prática facilita chegar até aí.

As vantagens da Meditação AUM são ilimitadas. Prima pela libertação de stress físico e mental, a mente foca-se nos sentimentos e não nos pensamentos. Assim, tomamos consciência da forma como agimos com os outros e observamos melhor as nossas emoções. A vitalidade e o relaxamento são as bases para uma vida serena e completa.

meditação social aum
aum
Encontros da Meditação AUM

Esta meditação conta com sessões mensais, dura 4 horas e necessita entrevista prévia para garantir uma experiência segura, é indicada para todo o tipo de pessoa e experiência. Venha experimentar e soltar todas as suas emoções. Se necessitar de mais informações de reserva, entre em contato pelo formulário.

Pramod Miguel Bento, psicoterapeuta de profissão, disponibiliza ferramentas de autoconhecimento com sessões adicionais na área de Meditação Ativa e Bioenergética.

Estágios da Meditação AUM
1. Negatividade

É, sobretudo, nesta fase que expomos toda a nossa negatividade, frustrações e raiva. O objetivo é aproximarmo-nos das nossas emoções e consequentemente ficar mais próximo dos outros. Se realmente queremos chegar perto dos outros, precisamos de pôr toda a nossa energia nesta fase.

2. Sinto muito se te magoei

Quando nos relacionamos uns com os outros, expressando com honestidade e totalidade, por vezes cometemos erros, e podemos magoar os outros. No entanto isso é bem melhor do que calar e engolir, e podemos sempre reconhecer o erro e começar por pedir desculpa.

3. Positividade

Exprimimos todo o amor e apreço que existe em nós pelos outros. Sentimo-nos revigorados quando expressamos o nosso amor pelo próximo.

4. Segundo vento

Sentimos uma nova energia física, uma leveza no corpo neste estágio. Vivenciamos o real poder físico e a possibilidade de irmos além dos nossos limites.

5. Subida da kundalini

Experienciamos todo o corpo a vibrar mantendo os pés enraizados no chão e os olhos fechados. Libertamos todas as tensões do corpo e deitamos fora toda a rigidez física e mental.

6. Ninho dos cucos

Mover, respirar e fazer som. Deixar sair tudo o que temos dentro por exprimir. Nesta fase, podemos ser loucos sem julgamentos. Quando exprimimos a nossa loucura mantemo-nos sãos.

7. Dança livre

É tempo de celebrar e expressar prazer a partir da dança. Dançamos de forma relaxada, deixando o corpo fluir em movimentos livres e espontâneos.

8. Choro

Chorar ajuda o cérebro a mudar de sentimento de depressão para sensação de bem-estar. Trazemos à tona, situações que nos deixaram infelizes no passado.

9. Gargalhada dos budas

Mudamos a energia para o oposto da anterior e rimo-nos até não aguentarmos mais. Focamo-nos em coisas positivas. Ser feliz é o nosso direito de nascença.

10. Dança dos amantes

A norma aqui é dançar e interagir de uma forma sensível, sensual e sexy.

11. Centro do universo

Em círculo, olhando para a luz de uma vela ao centro emitimos o som AUM.
O som integra as nossas experiências da meditação. É o som do universo. Quando emitimos AUM, consciencializamos a nossa existência.

12. Uau

Apreciamos o momento ao estarmos sentados connosco próprios a saborear o nada.

13. Namaste e abraço

Agradecemos e abraçamos os outros membros desta experiência, em reconhecimento pelo apoio e presença durante este processo intenso e fantástico.

14. Partilha e celebração

Finalizamos com a partilha pessoal da nossa experiência.

Testemunhos

Escola… meditação ativa… um portal de ferramentas que me fazem estar desperto para a realidade, a realidade de quem sou, daquilo que sou enquanto ser neste universo fantástico, que por vezes nele caminho num mundo ilusório criado pela minha própria mente. Aí surge a meditação ativa. Surge o trabalho do Pramod, que me permite entrar num mundo real. Este mundo que me permite caminhar em verdade, em realidade, fora da ilusão. Com isso fico com mais estrutura, com Power para os desafios que surgem dia a dia por vezes sendo apenas dentro da minha mente… Aí tenho uma escolha… dar seguimento a essa ilusão e ficar agarrado na escuridão ou agarrar os ensinamentos que o Pramod me transmite e seguir repleto de luz, paz e Alegria. É sem dúvida um processo de crescimento real enquanto ser, neste universo maravilhoso.

Ricardo

Para mim a bio e a meditação activa com o Pramod é talvez a maior aventura que alguma vez realizei. É uma caminho cheio de curvas apertadas, desníveis acentuados e muito suor (literalmente!) mas também repleto de paisagens e encontros lindos e inesperados daqueles que ficas boquiaberto, vislumbrado mesmo e te fazem sentir tão pleno que naquele instante nada mais importa. “Primeiro estranha-se e depois entranha-se”.

João

Através da meditação e bioenergética consegui voltar a sentir o meu eu interior, onde consegui harmonizar energias e passei a ter uma percepção da vida com olhos mais abrangentes, que nunca imaginei ser possível.

Gonçalo