Meditação Ativa

Movimento | Respiração | Som

Meditação Ativa

Meditação Ativa de Osho

Chandra Mohan Jain, mais conhecido por Rajneesh ou Osho, conseguiu desafiar religiões e personalidades mundiais a partir da espiritualidade promovendo a Meditação Ativa.

Estes diferentes métodos de meditação, por ele desenvolvidos a partir de práticas ancestrais, capacitam o ser humano de expressar conscientemente os seus sentimentos. Todos nós, em certos momentos da nossa vida, reprimimos emoções e não expressamos, ficando isso preso no corpo, causa principal de diversos tipos de problemas de saude graves, como depressão, cancro, impotência.

“Meditação é aventura, a maior aventura que a mente humana pode empreender. Meditação é simplesmente ser, sem nada fazer – nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro prazer. E de onde vem esse prazer, se você nada está fazendo? Não vem de lugar algum, ou vem de toda parte. Esse prazer não tem motivo. É que a existência é feita de uma matéria chamada alegria…”

Osho

Prática da Meditação Ativa

Ao contrário da meditação mais conhecida no Ocidente, a passiva, como o Vipassana ou o ZaZen, a Meditação Ativa de Osho centra-se no movimento do corpo e na expressão das emoções para a busca de paz interior, bem como, no equilíbrio do corpo e da mente. Sem dúvida que esta prática melhora o autoconhecimento, otimismo, clareza da mente, criatividade, energia, humor e confiança. Também está provado diminuir a depressão, ansiedade, insónias, stress físico e emocional.

Por isso, a prática da Meditação Ativa é ideal para qualquer pessoa que pretende focar-se no presente, cultivar o autoconhecimento e melhorar as suas relações interpessoais. Esta cria um ambiente seguro onde podemos ser nós próprios e verbalizar o que sentimos. As práticas tem a duração de 1 hora, conduzida quase sempre de olhos vendados passando por vários estágios que incluem: respiração, expressão, ativação energética, paragem silêncio e dança.

meditação ativa
meditação dinâmica de osho
Escola de Meditação Ativa Osho com Pramod

A Escola de Meditação Ativa funciona em 4 vertentes: A escola propriamente, com prática intensiva em grupo de praticamente todos os métodos de Meditação Ativa Osho, as sessões individuais por marcação, a prática diária de Meditação Dinâmica e a prática regular das Meditações Ativas Sociais da Humaniversity, sendo a mais praticada a AUM, Awareness Understanding Meditation.

A prática em grupo da escola, funciona em períodos de 2 meses, com 10 sessões de grupo cada, 3 vezes ao ano presencial e online em vídeo conferência de grupo, pensando em quem mora longe ou prefere esta opção. Em cada sessão aprendemos e praticamos um método diferente de Meditação Ativa. A escola serve para iniciar ou evoluir o nosso conhecimento e apoiar a nossa prática. Para trazer a disciplina da meditação para o dia-a-dia, durante a semana os alunos são desafiados a fazerem o exercício sozinhos ou em conjunto com outros elementos. Os eventos da escola de Meditação Ativa estão na página de eventos.

As sessões de Meditação Dinâmica acontecem em vários grupo e regiões fomentados por Pramod. Para mais informações ou inscrições, envie-nos uma mensagem através do formulário de contato.

As sessões individuais, são feitas durante a semana em dia e horário a combinar por marcação.

Pramod Miguel Bento

Pramod Miguel Bento, também facilita o poder da Meditação AUM cujo o foco está na forma como nos relacionamos com os outros. Esta prática é inteiramente social e promove a interação entre os participantes, em diversos estágios que desafiam a sair da caixa e experimentar interagir com os outros de formas e intensidades que raramente acontecem no dia-a-dia, como tal facilitando importantes aprendizagens. Se tiver interesse em conhecer melhor a prática basta aceder aqui.

meditação ativa de osho

OSHO é uma marca registrada da Osho International Foundation, usada com permissão. Algum material usado aqui (imagens e trechos de texto) é Copyright © OSHO International Foundation.

Testemunhos

Um dia alguém me perguntou o que estava a sentir. Eu respondi algo completamente ao lado, fugindo inconscientemente do sentir. Pediram-me para ser mais específica no que estava a sentir. Voltei a não ser capaz de focar no sentir. Felizmente disseram-me “devias ir fazer umas meditaçãoes activas com o Pramod.”
Agora, depois de quase um ano de sessões individuais de Bioenergética, AUMs, Meditações Activas OSHO e Retiros consigo perceber o que sinto, olhar para mim e, cada vez mais, simplesmente ser.
Sinto-me mais viva, mais em verdade e a Viver.

Anabela