Dança | Contato | Improvisação
Easy Motion
Contacto e Improvisação na Dança
A dança de contato e improvisação foi criada por um grupo de talentos dirigido por Steve Paxton nos anos 70. A dança moderna emergiu da vontade de experimentação utilizando movimentos corporais não pré-estabelecidos. A companhia por detrás deste conceito, a Grand Union, desenvolveu a técnica conectando expressão e consciência aos movimentos do corpo. Desta forma, quebrando com os formatos tradicionais de dança existentes até à data.
Esta consiste no trabalho entre 2 ou mais participantes trazendo movimentos livres de toque, peso e pressão de forma consciente e improvisada. Os movimentos desafiam o equilíbrio e os limites corporais de cada interveniente. A representação tem variadas formas como rolamentos, quedas lentas ou sustentações físicas que se baseiam na consciência, relaxamento, fluxo de energia e expressão livre.
A Prática da Dança de Contacto e Improvisação
A prática é, sem dúvida, uma ferramenta de autoconhecimento com uma vertente pedagógica que se baseia no silêncio e na concentração. Bem como, de expressão artística já que se conseguem movimentos muito interessantes. Na dança da improvisação todos são líderes. Assim sendo não existem hierarquias. Existe, acima de tudo, uma vontade em trabalhar a conexão entre o seu corpo e o corpo do parceiro.
Com Pramod esta prática tomou a forma que ele designou de Easy Motion. Resultando da fusão de todas as práticas que experimenta e pratica. Desde Bioenergética e Meditação Ativa, passando pela dança contemporânea, improvisação, canto, incluindo até bases de diversas Artes Marciais.
Participantes na Dança do Improviso
Ideal para todos aqueles que querem entrar em contato o seu e outros corpos através de movimentos espontâneos. As sessões decorrem num jogo de constante improviso deixando o movimento criativo acontecer num diálogo de simetria. A dança de contato e improvisação é a base para dançar de forma subtil, consciente e sensível.