Pramod Miguel Bento

 

Nascido em Portugal, pai de rapaz de 2 anos. Trabalha desde 2000 com Desenvolvimento Pessoal. Formado em Bioenergética pelo Centro Namaste em Porto Alegre, Brasil (www.Namaste.com.br), onde viveu e trabalhou em 2015/2016. Estudou e viveu no Centro Terapeutico Humaniversity, na Holanda (www.Humaniversity.com). Inspira-se em Osho e na sua experiência com indios da Amazónia. Ensina e aprende Meditação Ativa de Osho desde 2000 e Artes Marciais há 43 anos (Judo, Kempo, Taido, Kung fu), juntamente com Dança Contato-Improvisação desde 1992. Estudou Engenharia Naval e MBA.

 

Em 2000 Pramod cria os www.EncontrosDoUmbigo.com. Participou na fundação das escolas de Dança-Teatro-Performance www.c-e-m.org, do www.evoe.pt e www.sou.pt, e durante 20 anos liderou a Associação Portuguesa de TAIDO. Em 2010 co-funda a www.BIOTribe.pt um Centro de terapia Bioenergética e Meditações Ativas, a funcionar em Lisboa até 2016.

 

Mais info?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Apareci em Portugal em 1966, acreditava ser extra-terrestre e sonhava com o Tibete de Lobsang Rampa e no que estava para além da realidade material.

 

Aos 7 anos, mais do que querer aprender a "andar á porrada", foi a vontade de transcender algo que eu não sabia bem o que era, que me levou a praticar artes marciais japonesas e com elas o Za Zen, adoptei um “pai” japonês, viajei para o Japão e durante anos aprendi a língua, os costumes e a esconder o coração atrás duma face neutra, entreguei-me de corpo e alma a ser japonês. Continuei a praticar a minha mente exaustivamente, formando-me em engenharia naval e obtendo um MBA.

 

Sempre adorei dançar, via dança e movimento contemporâneo e aí pensava: “...é muito tarde para começar...”, aí conheci o contacto-improvisação e uma nova dimensão se abriu, pela primeira vez saboreei um estado de presença que até então não tinha conhecido, um lugar onde existo para além do pensamento em puro prazer de criar sem objectivos utilitários, sem o controlo da mente, onde o corpo revela realmente o que pode e sabe fazer.

 

Esta qualidade, a Meditação, começou a inspirar todos os aspectos da minha vida, tendo-me levado a conhecer Osho e seu incentivo a ser eu mesmo, decidi ser responsável pelo meu caminho, deixar de ser japonês e iniciar um trabalho intenso para conhecer mais sobre quem sou. Depois de anos de grupos em Portugal rumei então para a Holanda, onde durante 4 anos estudei a psicologia da Humaniversity com Veeresh.

 

Conheci amig@s ligados ás tradições “xamânicas” dos Maias e índios norte-americanos, viajei até à selva amazónica Peruana a aos Andes, experienciei diversos rituais ancestrais e inspiro-me com os meus antepassados ibéricos a criar rituais de conexão com o meu coração, a ser homem e a respirar com o universo.

 

Em 2009 conheci Prem Milan e o Namaste, um centro de terapia Bioenergética e meditação em Porto Alegre, Brasil, deixei-me inspirar, e em Janeiro de 2010 parti para participar no processo "pai e Mãe" e formei-me em terapia Bioenergética, tendo começado a fazer parte do staff do processo "pai e mãe". A comunidade onde eles vivem, Osho Rashana, é como que a materialização da minha visão de vida, um lugar onde me sinto em casa, no meio de buscadores.

 

O meu sonho de infância era ser “homem das cavernas”, poder viver independente no cimo da montanha, no meio do mato. Naquela altura vejo que era a minha vontade de me esconder num buraco, tão inadequado me sentia. Neste momento sinto que o que tenho aprendido e experienciado tenha sido para ganhar coragem e capacidade para seguir essas minhas visões de voltar ao essencial, ao simples, a estar relaxado em todas as minhas relações.

 

A minha criatividade leva-me hoje a trabalhar encontrando e partilhando a união entre todos estes ensinamentos e inspirações, continuando a investir sempre em tudo o que amplie a minha consciência e procuro viver de acordo com isso.

 

Tudo isto me trouxe em 2009 até á BioTribe, a Associação Portuguesa de Terapia e Investigação Bioenergética, que em 2012 se materializou numa linda casa no centro de Lisboa, onde vivo e trabalho junto com amig@s buscadores. Este centro nasceu da nossa necessidade de termos um espaço de encontro e criação com fronteiras e limites sempre em expansão e crescimento, onde pudéssemos viver, trabalhar, brincar e criar com seres humanos livres, que crescem, erram e se partilham totais, tal como são.

 

2015 levou-me a ter a coragem de seguir finalmente a minha visão de vida em comunidade de buscadores. No seguimento de convite do Milan, ao ver como não estava bem comigo e com o que fazia, mudei-me para a Osho Rachana em Porto Alegre no Brasil, onde durante um ano o meu filho cresceu mais selvagem e tambem mais resguardado das minhas loucuras como pai. Aqui aprendi a conhecer as minhas dificuldades de relaxar e confiar na amizade e não ter medo de viver a minha realidade, aqui reconstruo a minha vida junto com mais de 60 buscadores e buscadoras.

 

Pramod