www.encontrosdoumbigo.com

 

Bioenergética

 :: Rompendo as amarras! ::

 

 

O que é a Bioenergética?

 

O trabalho de Bioenergética é constituído por exercícios corporais vinculados com a respiração. Alexander Lowen, um discípulo de Wilhelm Reich, por sua vez discípulo de Freud, criou-os partindo do princípio de que a criança, quando é obrigada a suprimir a expressão dos seus sentimentos (o que equivale a suprimir o sentimento em si), desenvolve bloqueios corporais correspondentes à emoção que foi suprimida, diminuindo, assim, a mobilidade e a vitalidade do corpo. As emoções que não são expressas ao longo da nossa vida ficam contidas no nosso corpo, originando contracturas (as couraças musculares).

 

Por exemplo, quando uma criança fica zangada, aprende que não deve expressar sua raiva, pois será punida. Para conter essa raiva, ela precisa criar uma tensão no seu corpo e ao mesmo tempo mudar sua respiração. Provavelmente, irá apertar os maxilares e paralisar a respiração no diafragma, e, às vezes, contrairá também o pescoço. Essas tensões, ao serem repetidas, vão-se tornando crónicas.

 

Outro exemplo: uma criança está triste e sente vontade de chorar, mas seu choro geralmente incomoda os pais, e, então, ela aprende a contê-lo, fechando o peito, projetando os ombros para a frente e diminuindo a respiração. Mais tarde, quando adulta, embora já não haja motivos para conter suas emoções, essa pessoa terá dificuldades para chorar e também para expressar outros sentimentos como amor, alegria e paixão.

 

A bioenergética pode ajudar a desbloquear essa expressão, pois por meio de exercícios e posturas corporais, bem como de técnicas de respiração, vai desmanchando esses bloqueios.

 

Existem exercícios para todos os segmentos do corpo: olhos, boca, pescoço, peito, diafragma, pélvis, pernas e pés. Os exercícios permitem a liberação da energia reprimida através de choro, riso, catarse e vibração espontânea do corpo. Estas vivências aliviam as tensões, possibilitando a oportunidade de tomarmos consciência dos nossos comportamentos automáticos, podendo modificá-los. Desta forma conseguimos ser mais reais, mais espontâneos, mais conscientes.

 

Normalmente, as sessões individuais duram 1h15min, iniciam com uma conversa sobre a tua história pessoal e momento presente, têm depois uma parte principal de exercícios de bioenergética e terminam com um relaxamento seguido de uma conversa integradora da experiência. Muitas vezes vêm à tona memórias ou lembranças da infância. Também existem sessões regulares em grupo de 2h e workshops de vários dias, 3 níveis que se completam entre si formando uma espiral de crescimento, as sessões individuais dando o foco para o processo pessoal de cada um e sendo a estrutura principal do processo, as sessões de grupo trazendo a componente social,  sendo a experiência de cada um potenciada pela de todos, aprendendo uns com os outros e os workshops levando isso a um nível mais profundo e integrado.

 

Talvez te perguntes: “Para que é que preciso de tudo isso?”. Cada pessoa é o reflexo de como foi criada durante a infância. Se construirmos um prédio com alicerces tortos, não irá adiantar focarmo-nos nos acabamentos sem corrigir as fundações. Assim é o ser humano. Se temos dificuldades com situações, elas são o reflexo da forma como crescemos e fomos criados. Então, se não libertarmos os sentimentos presos em situações da infância, dificilmente conseguiremos modificar os comportamentos prejudiciais à nossa vida.

 

A Bioenergética dá-nos essa oportunidade: a de transformar a nossa vida.

 

Consultas Individuais diariamente & Grupo Semanal, R. Ana de Castro Osório 6A, Lisboa (Ao lado do CC Colombo, Metro Colégio Militar/Luz).

 

Contacta para marcar a tua primeira sessão de Entrevista:

 

(*351) 91 461 33 23

pramod@encontrosdoumbigo.com